Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Cambessedesia hermogenesii A.B.Martins EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 01-11-2011

Criterio: B1ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Cambessedesia hermogenesii A.B.Martins é endêmica do estado da Bahia, na região do Pico das Almas, Chapada Diamantina. Sua distribuição é restrita (EOO=1.439,26 km²) e a espécie está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, sendo o sobre pastejo, o turismo, o fogo e, principalmente a agroindústria, ameaças que influenciam a sobrevivência da espécie nesta região. Assim a espécie está sujeita ao declínio constante da qualidade de habitat e foi considerada como Em Perigo (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Cambessedesia hermogenesii A.B.Martins;

Família: Melastomataceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Cambessedesia hermogenesii caracteriza-se principalmente pelas folhas elíptico-lanceoladas com margem esparsamente serreada, não buladas, ambas as faces glabras, bractéolas glabras com margem inteira, ovário com ápice truncado e,diferentemente das demais espécies do gênero, é a única que apresenta estames dimorfos (Rodrigues, 2009).

Distribuição

Cambessedesia hermogenesii é endêmica na Bahia, na região do Pico das Almas, Chapada Diamantina (Rodrigues, 2009). Os poucos indivíduos coletados até o momento evidenciam a raridade desta espécie. De acordo com os dados das etiquetas, indivíduos de C. hermogenesii crescem em altitudes superiores a 1.300 m, em áreas de campos rupestres (Rodrigues, 2009).

Ecologia

Encontrada na Caatinga (Martins; Bernardo, 2010), em áreas de campos rupestres (Rodrigues, 2009).Indivíduos com flores foram coletados nos meses de Julho e Agosto e, em apenas uma exsicata, foi observado a presença frutos maduros com data do mês de Outubro (Rodrigues, 2009).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade high
Detalhes ​A espécie encontra-se em uma microrregião que concentra cinco agroindústrias de beneficiamento de cachaça (quatro no município de Abaíra e uma no município de Rio de Contas), o que configura uma ameaça à espécies, comprometendo a qualidade de seu habitat e extensão de ocorrência (Santos Sales; Silva, 2008).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: ​Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008),anexo 1.

Referências

- ANGELA BORGES MARTINS. Revisão Taxonômica do Gênero Cambessedesia DC. (Melastomataceae). Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 1984.

- KARINA FIDANZA RODRIGUES. Estudos Taxonômicos em Cambessedesia DC. (Melastomataceae). Tese de Doutorado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2009.

- MARTINS, A.B.; BERNARDO, K.F.R. Cambessedesia in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB009432>. Acesso em: 3/5/2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Cambessedesia hermogenesii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cambessedesia hermogenesii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 01/11/2011 - 16:14:33